quarta-feira, 14 de março de 2012

Crème Bruleé

                Essa sobremesa de origem francesa, fácil de preparar, deliciosa, as vezes acaba sendo esquecida, mas que tal preparar ainda hoje?
                 Achei no Wikipédia a melhor definição para esse doce maravilhoso, "é uma sobremesa que consiste em um creme rico e cremoso, feito com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico. É geralmente servido gelado e em ramekins individuais. Além de baunilha, pode-se usar também chocolate, café, canela, coco, licores etc."
                 Então segue abaixo uma receita maravilhosa dessa sobremesa!!!


Crème Bruleé

Ingredientes

5 gemas
1/3 xícara (chá) de açúcar
300 ml de creme de leite fresco
150 ml de leite
1/2 fava de baunilha ou 2 colhores (sopa) de essência de baunilha
açúcar refinado para caramelizar

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 160°C. Coloque as gemas na tigela  da batedeira. Junte o açúcar e bata em velocidade alta até obter um creme claro, desligue e adicione o creme de leite, o leite e a fava de baunilha ou a essência de baunilha, misture bem e reserve.

Ferva água para usar no banho-maria e coloque em uma forma.

retire a espumas que se  formou em cima do creme de gemas, divida-os em 6 ramekins ou tigelinhas refratárias que possam ir ao forno, coloque na assadeira, leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Retire do forno, do banho-maria, espere esfriar e deixe na geladeira até o momento de servir, quando for servir polvilho açúcar em cima do creme e queime com o maçarico, caso não tenha, aqueça uma colher de sopa na chama do fogão e vá queimando o açúcar.

 

Bom Apetite!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário