terça-feira, 13 de março de 2012

Preparo do Café

               Já se deu conta que hoje em dia existem várias maneiras de preparar um bom café?
               Seja o bom e velho, café de coador; o italiano, espresso; a bonequinha de luxo, a mocha; a chiquérrima, french press; o novo no mercado, o aeropress e o tradicional, o árabe. Pode ser que você conheça todos ou apenas os dois primeiros, enfim, o que vale é saber como prepará-lo da melhor forma possível em cada instrumento diferente.
               Café de coador: o café deve estar em moagem média a grossa, a temperatura ideail da água é de 96°C, o pó deve ser bem distribuido no filtro, assim a água fica em contato com o pó de 4 a 6 minutos.
               Espresso: deve ter de 7,5 a 10 g de grãos moídos, por xícar, uma máquina de pressão de 9 bars, 30 a 40 ml de água, temperatura de 89°C a 92°C, a extração deve acontecer entre 15 e 40 segundos, dependendo da moagem, de 15 kg a 20 kg de compactação do pó no filtro .
              Mocha: moagem mais fina, a água deve ficar no nível da válvula no recipiente de baixo, o pó no filtro de cima sem compactar e deve ser levado em fogo baixo até a cafeteira começar a subir.
               French Press: moagem semi-grossa, pré-aquecer a cafeteira, colocar o pó, juntar a água a 96°C, mexer, deixar em infusão de 3 a 6 minutos, abaixar o êmbolo e servir.
               Aeropress: a moagem fica por conta do gosto do freguês, colocar o filtro no porta filtro, colocar o pó de café, água de 90°C a 96°C, misturar e abaixar o êmbolo até o fim. Servir imediatamente.
               Árabe: moagem muito fina, leva a mesma quantidade de água e pó, levar ao fogo até ferver, retirar do fogo e levar para ferver novamente, repetir o processo e servir com a borra.
               Agora que os métodos estão ai, qual seria o seu preferido?
               Um bom café para você!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário