terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Bom e velho pretinho especial

          O café é uma bebida consumida mundialmente, cada dia milhares de pessoas consomem esse liquido tão rico e complexo.  No Brasil os grãos mais produzidos e consumidos são da espécie arábica, conhecidos por terem corpo acentuado e doçura, também é produzido o robusta, mas sua qualidade sensorial é baixa.
          O que faz um café ser especial? Fácil, ele ser tratado como tal. Desde o plantio até o serviço o café tem que ser bem cuidado, para garantir um liquido singular. Hoje no Brasil os cafés são definidos como Tradicionais, Superiores e Gourmets, o Especial é uma categoria de qualidade mundial, sendo assim uma bebida com personalidade e rigoroso padrão de qualidade.
          Existe no Brasil a BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) entidade que cuida do processo dos especiais, formada somente por produtores de cafés para que o produto mantenha alto padrão de qualidade. Tanto a fazenda como o produtor devem seguir critérios rigorosos como sustentabilidade, responsabilidade social, instalações dentro de parâmetros rígidos de produção e qualidade, dentre outros. Isto tudo para garantir cada vez mais uma doce xícara de café para os brasileiros. A produção de café Especial por fazenda é de 30% a 40% por safra. A certificação do café é feita por lotes, cada um é analisado por 3 provadores, sendo que cada um tem que dar uma nota mínima de 8/10 para que o lote seja certificado pela BSCA. A cada novo lote o processo se repete.
          Conhecendo o motivo pelo qual um café é Especial vale a pena investir um pouco mais por um bom pacote desse grão.

 Por Taís Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário