segunda-feira, 19 de março de 2012

Óleo de Avelã

               As avelaneiras são cultivadas na Europa e Ásia Menor há muito tempo, sendo seus maiores produtores Túrquia, itália, Espanha, Grécia e fora desses continentes o Estados Unidos.
               Esse óleo quase sempre é extraído a frio, mas as vezes encontrado refinado, porém deve-se tomar cuidado, pois muitos quando refinados são misturados com outros óleos de qualidade inferior. Muito usado para cuidados da pele, massagem e aromoterapia, com prorpiedades que aliviam a sensibiliade e a desidratação.
               Na cozinha esse óleo de coloração amrelo claro, é transparente e com o sabor acentuado da avelã. Não podendo ser aquecido é servido em pratos frios, muito saboroso para temperar vegetais verdes de sabor moderadamente acre como endívias e radicchio. E também muito combinado com queijos e frutas, especialmente uvas, laranjas e kiwis. Assim podendo ser utilizados em crepes quentes e waffles.
               Por ser um óleo raro é comercializado apenas em lojas especializadas e em pequenas garrafas, deve ser armazenda em local escuro e freco, e depois de aberto seu consumo deve ser rápido, para que não perca suas características e não se tornar ranço.

Pêssegos Caramelizados

2 pêssegos
2 colheres (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) óleo de avelã

Lave os pêssegos, corte ao meio e depois em fatias finas. Em uma frigideira coloque a manteiga e o açúcar, acrescente os pêssegos e deixe caramelizar, retire do fogo, espere esfriar e acrescente o óleo de avelã.
Ótimo para rechear crepes e servir com waffles, além do mais o pêssego pode ser substítuido por morangos e mangas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário