quarta-feira, 7 de março de 2012

Um bom Café

               Não basta saber somente o que é um café especial, tem que sentir o porque ele é especial.
               Assim como nos vinhos, nos cafés também encontramos doçura, acidez, adstringência, entre outros. O olfato é o veículo para sentirmos, aromas, sabores e os gostos dos alimentos, é a partir dele que identificamos cada qualidade e defeito nos alimentos. Mas quais serão os elementos bons e ruins na análise de um café?
               Vamos direto ao ponto crucial do café, o amargor. Quem nunca se viu pegando uma xícara de café na manhã seguinte daquela festa regada a álccol só para sentir o amargo do café para acordar. Pois bem, o amargor do café é um defeito provavelmente proveniente de cafés de baixa qualidade, torra escura ou preparo inadequado. Na verdade o desejado em cafés de alta qualidade é a acidez, aquela de frutas cítricas, vermelhas, amarelas, que salivam a a boca só de pensar e só presente nos melhores. A unica acidez não desejada é a acética, do vinagre.
                 Os cafés de boa qualidade não necessitam ser adoçados, só caso a pessoa queira muito, pois outra virtude do bom pretinho é a doçura, aquela quando colocado um gole na boca envolve toda a língua, da ponta até o fim da boca e deixa aquela sensação aveludada. Em contrapartida existe a adstringência, parece que amarra, uma secura na boca, essa sensação não é bem vinda numa boa xícara de café.
                 Sentir os aromas do café, juntamente com seus sabores é algo que exige um certo tempo, dedicação, mas que no final é recompensado, ainda mais quando se sabe as qualidades que devem ser encontradas no café.
                E aí, já tomou seu pretinho especial hoje?


      


Nenhum comentário:

Postar um comentário